Editorial

EDITORIAL

Noticiar os acontecimentos com imparcialidade, levando as informações de primeira mão a todos, é uma das atribuição do jornal eletrônico do meu amigo particular Bira de Montanhas. Parabenizo você, Ubiratan, pelo seu belo trabalho de manter-nos informado. Pessoas com o seu dinamismo merecem todo o nosso aplauso e admiração. Sucesso sempre.

Abençoada pela Natureza, Montanhas tem uma ótima localização, e uma bela paisagem, os habitantes deste município são pessoas hospitaleiras que recebem calorosamente seus visitantes, em suas festas e comemorações, que iniciam-se em janeiro com a tradicional festa de Santos Reis, no mês de junho se comemora a festa do padroeiro São João Batista e em julho a festa de emancipação política, temos também as festas móveis como as vaquejadas, que ocorrem entre janeiro a agosto, e finalmente para encerrar o ano temos a festa de Santa Luzia no povoado Ingá deste município, mas nem só de festa vive o povo de Montanhas. Vivem também de esperanças de dias melhores que infelizmente não chegam. Vivem de sonhos, que jamais se realizam. Vivem de expectativas frustradas. Vivem a ilusão da própria realidade. Os anos passam, e o desejo permanece, até quando vamos esperar? Até quando vamos viver no mundo de ilusão? Chegou a hora de tomarmos uma atitude.

Não podemos mais continuar brincando de eleger administradores e parlamentares, é fato. Somos conscientes e sabemos que a administração pública municipal é do poder administrativo, que chefia, administra e comanda os serviços públicos, tendo como responsável o prefeito. O cargo de prefeito é dado ao funcionário público do poder executivo municipal que exerce seu cargo em função de uma legislatura (mandato), sendo para tanto eleito. No entanto alguns(as) deles (as) as vezes ou quase sempre desconhecem e usam este poder a ele(a) atribuído em benefício próprio sem se importar com o município pelo qual é responsável. Será que estes(as) ao se elegerem vivem um sonho infantil de dono(a) do poder? E se auto declaram para sempre. Felizmente estes espetáculos sempre chegam ao fim, comparado com o carnaval que termina na quarta feira de cinzas, assim, ocorre a estes ilusionistas de si mesmo, terminam seus mandatos em cinzas depois de quatro anos. Em cinzas fica o município, falido, desorganizado e quebrado financeiramente e em cinzas ficam o povo que confiou e mais uma vez a decepção deu lugar a esperança. Só não fica em cinzas as contas bancaria e as garagens dos que se auto intitularam donos do município. O tempo passa, e os fatos provam. Neste momento faz-se necessário um exame de autoconsciência. Cabe a cada um de nós esta responsabilidade. Se a coisa vai mal, temos nossa parcela de culpa, ou porque nos aliamos ou porque nos omitimos.
Montanhas, 29 de julho de 2011.

Professora: Maria do Livramento da Silva Marcolino
e-mail: libiologarn@hotmail.com

__________________________________________________

DA REDAÇÃO DO MONTANHAS EM AÇÃO

Hoje estamos completando seis meses de atividades do Blog Montanhas em Ação, iniciamos as publicações exatamente em 11 de abril, não pensávamos que atingiríamos a quantidade de visualizações em tão pouco tempo.

Tudo começou numa brincadeira de pesquisa, quando de repente estávamos envolvidos pelo fascínio da informação e leitura.

A cada dia, cresce a vontade pela investigação em retratar a realidade por meio de uma postura crítica, onde idéias e fatos sejam eficazes ao tentar trazer algo de útil para a sociedade.

Disciplina como filosofia é a nossa tônica, assim como Martin Barbero que afirma, “não há comunicação sem cultura e nem cultura sem comunicação”, nós procuramos introduzir o máximo de ousadia crítica da comunicação, pois o pesquisador espanhol possui um olhar social da comunicação e prega que o conhecimento da cultura popular é essencial para se fazer jornalismo de qualidade, que seja direcionado às necessidades e aos desejos da população.

Não podemos deixar de destacar a negatividade de como o jornalismo é colocado até por fazer grandes revelações e a mudar o pensamento de toda a sociedade, como se isso não fosse manipulação, há situações dentro dessa perspectiva que as levam para esse contexto, mas, necessário se faz, introduzir a verdade, moral e ética para que passa imperar a contextualização da imparcialidade.

Hoje nós estamos alcançando um número de acessos e visualizações consideravelmente importante para a nossa realidade, o que pretendemos ainda mais… Não há por que cobrar uma conduta padrão ou demasiada perfeição. Cada matéria, cada texto, precisa de uma atitude diferente para ser escrito. Assim publicamos de tudo, como amplificador das notícias, bem como, geradores de opiniões e reportagens.

Conforme gráfico abaixo, em 11/10/2011, estamos quase atingindo 35.000 acessos no mês de outubro. Para tanto, agradecemos aos nossos leitores e colaboradores que continuem interagindo conosco, desde aos comentários até as informações enviadas a redação deste blog. Não podemos deixar passar essa marca sem agradecer a todos que incentivam a nossa permanência na comunicação e na expressão fiel da boa notícia e informação cotidiana.

O Nosso Muito Obrigado.

Bira de Montanhas
Montanhas em Ação

Anúncios
  1. Antonio Carlos Oliveira

    A executiva municipal do PDT da cidade de Montanhas proibiu o Ver. Fabiano a se candidatar Nas eleições em 2012.

    O Vereador Fabiano pode não ser candidato nas eleições 2012, possivelmente não agradou nem um pouco a majoritária do partido ao se tornar presidente da câmara municipal, formando chapa contra o companheiro do mesmo partido, Ver. Itamar Nery (PDT-RN), aliado da situação Itamar formou chapa composta pelos vereadores Ronaldo Pereira (Naldinho-PT), Maria de Fátima Cordeiro (Fá-PSB) e Maria de Fátima Américo (Fátima Américo-DEM), assim a presidência da câmara municipal talvez não acarrete “bons mares” para a candidatura do vereador Fabiano em 2012.

    Gostar

  2. Olá Bira!, gostei muito de seu jorna, em breve farei um editorial.
    um forte abraço do amigo e admirador. parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostar

  3. Elizimária

    Bira,
    Parabéns pela iniciativa, nós montanhenses estavamos precisando de um veículo interativo sobre nossa Cidade e nossa região.
    Elizimária

    Gostar

  4. É imprescindível um meio de comunicação para divulgar acontecimentos e fatos, sejam mazelas ou benéficos para a cidade como um todo. A parcialidade, sem pré-dispor de partido político, reintera este jornal, e além disso, faz-se necessário para nos situarmos do que está ocorrendo em Montanhas.

    Gostar

  5. Ailton Gomes

    Ubiratan,

    Mais uma vez Parabens pelo pioneirismo. Faz-se necessário em quaisquer espaço de tempo de nossa história, estarmos atualizados com nossas raízes, Delas tiramos nossas aspirações, sustento cultural e vocacional.
    Você mostra-se mais uma vez um viosionário. Utilizando-se desta ferramenta que é a internet, para galgar espaços futuros, através de nossas ações na conteporaneidade.
    Regozijo-me por sua iniciativa e felicito toda nossa comunidade.

    Gostar

  6. Amigo, fico feliz por este espaço na área das comunicações.
    E gostaria de saber se é possível de sua parte buscar tomar conhecimento do que está para acontecer no âmbito da Igreja Católica de Montanhas e nos notificar com mais precisão. Pois tomei conhecimento de que a Igreja de São João Batista pertencente a cidade de Pedro Velho, vai ser desmembrada tornando-se paróquia e que quem virá assumir como padre residente será o Pe. Leilson que ainda se encontra em Várzea.
    Fico aguardando maiores informações!

    Gostar

    • É de grande interesse nosso participar das informações da Igreja e levar toda notícia ao conhecimento popular.
      Nosso contato é através dos telefones: (84) 8877 4286 / 9975 5276, MSN: birademontanhas@hotmail.com ou através do Blog Montanhas em Ação.
      Toda e qualquer notícia será sempre bem vinda! Após avaliação publicaremos.
      Abraços,
      Ubiratan.

      Gostar

  7. Olá Bira!!! Gostaria de saber alguma coisa sobre a inauguração da praça de Montanhas, que aconteceu ontem dia 29/07/2011.
    Fico no aguardo!!!
    Bjus.

    Gostar

  8. Pereira da silva 678/203 bloco b r/j

    Ao jornal parabéns, com texto muito bem escrito, de qualidade editorial, e porque não visual.Professora: Maria do Livramento você falou tudo em Montanhas minha terra natal, existe prosperidade de gente desonesta, é a inpunidade ínpera nas áreas pública, e privada, verdadeiras quadrilhas, onde circula poder e dinheiro.

    Gostar

  9. Bom, é importante a interatividade e a participação de colaboradores

    Gostar

  10. AILTON GOMES

    a cidade do futuro……

    Gostar

  11. AILTON GOMES

    QUERIDOS MUNÍCIPES, AONDE ESTÃO ESTAS OBRAS QUE ESTÃO PUBLICANDO…
    SERÁ QUE A CIDADE DE MONTANHAS TEM UM CLONE ?

    SERÁ QUE ESTAMOS VIVENDO NO CLONE ERRADO………….

    Gostar

  12. AILTON GOMES

    A CIDADE DO FUTURO DESTRUIDOR…

    DE SONHOS…
    CARREIRAS…

    A CIDADE ESTÁ NUM VERDADEIRO ABANDONO… SÓ SANGUESSUGAS…

    MONTANHAS 48 ANOS DE EMANCIPAÇÃO… 22 ANOS DE RETROCESSO…..

    Gostar

  13. helio barbosa da silva

    é muito importante este espaço para as pessoas que não tem compromisso com nenhum grupo politico,possam manifestarem sua opinião, primeiro gostaria de saber onde estão as pessoas inteligente desta cidade que tanto amo,ta na hora das pessoas de bom censo assumir a responsabilidade e pensar grande ,pensar numa montanhas diferente ,prospera ,sem maracutaia preparar esta cidade sofrida e abadonada para futuro,para que nossa tenha orgulho de dizer sou montanhense,e não essa meia duzia de apoveitadores que comandam o destino de quase vinte mil de pessoas humildes.precisamos acordar montanhas e sair dessa inercia que se instalou esta cidade não precisa dessa gente que não faz nada de saudavel pelo seu povo e sim pelo proprio interesse são uns sangue sugas que sugam o dinheiro do povo para se beneficiar precisamos de sangue novo vamos da o troco a nossa arma e o nosso voto .um abraço á todos que como eu ainda acredita numa montanhas e com seu povo sorrindo.

    Gostar

  14. A ÁRVORE DA SERRA
    ( A. DOS ANJOS)

    Meu filho as árvores não tem alma
    E esta árvore me serve de empecilho
    E preciso corta La, pois meu filho
    Para que eu tenha uma velhice calma

    Meu pai porque tua ira não se acalma
    Não vez que tudo possui o mesmo brilho
    Deus, pois alma nos cedros e nos junquilhos
    E esta árvore meu pai possui minha alma

    Disse e ajoelho-se numa rogativa
    Não mate a árvore pai para que eu viva
    E quando a árvore olhando a Pátria serra
    Tombou aos golpes do machado broncos
    O moço triste abraçou-se ao tronco

    Gostar

  15. A ÁRVORE DA SERRA
    ( A. DOS ANJOS)

    Meu filho as árvores não tem alma
    E esta árvore me serve de empecilho
    E preciso corta La, pois meu filho
    Para que eu tenha uma velhice calma

    Meu pai porque tua ira não se acalma
    Não vez que tudo possui o mesmo brilho
    Deus, pois alma nos cedros e nos junquilhos
    E esta árvore meu pai possui minha alma

    Disse e ajoelho-se numa rogativa
    Não mate a árvore pai para que eu viva
    E quando a árvore olhando a Pátria serra
    Tombou aos golpes do machado broncos
    O moço triste abraçou-se ao tronco
    E nunca mais se levantou da terra

    Obs. Este soneto foi escrito por Augusto dos Anjos
    Aos 12 anos de idade. No Engenho Pau DARCO PB.

    Cultura;( pajé)

    Gostar

  16. E AGORA POLÍTICOS DESONESTOS COM O DINHEIRO PUBLICO A FICHA LIMPA CHEGOU E A FESTA VAI ACABAR !!!!!!!!!!!! VÃO COMEMORAR NO CARNAVAL ? POR QUE EU ESTOU COMEMORANDO MUITO LIZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….

    Gostar

  17. ALSIMAR TIAGO DE OLIVEIRA

    Bira,
    Parabenizo-o pela visão futurista, empreendedora e uma paixão arraigada em fazer as coisas com honestidade de princípios e certeza de sucesso. Grandes pessoas são focadas nas oportunidades que a vida nos apresenta e você tem esse talento nato em realizar projetos que atendam os interesses coletivos. Parabéns, sucesso e que Deus o ilumine sempre.
    ALSIMAR TIAGO DE OLIVEIRA

    Gostar

  18. Amigo Bira, eu estou esperando a atualização do seu blog, pois eu sempre acesso para ficar informado dos acontecimentos, principalmente sobre a vitória esmagadora de Algacir e Caldas nas eleições de Montanhas…

    Gostar

  19. aluno que pensa no futuro de montanhas

    bira o que montanhas q saber quem é caldas,nunca vi em montanhas.da pra vc fala um pouco sobre ele.sou montanhense mais n a conheço,ele morava aqui?

    Gostar

  20. jesse fernando

    letinha e jair faria lutaram, manuel e ramalho idem foram para rua deram a cara pra bater aí a justiça autoriza um desclassificado e um desconhecido participarem de uma GRANDE FRAUDE

    Gostar

  21. Marcelo Tavares

    Bira, parabéns pela iniciativa que leva Montanhas à era virtual. Oportunizando que os seus moradores exerçam a cidadania através do conhecimento, da informação atualizada e sobre ainda das alternativas disponíveis para soluções do problemas do dia dia. Certamente esta contribuição fará com que as instituições passem a olhar diferente para a população.
    É bom saber que existem pessoas abnegadas que apesar de não estar ocupando cargos eletivos, cumpre tão relevante papel e faz com que acreditemos num novo amanhã. Marcelo Tavares

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: