Destaques da Programação Semana de 22 a 28 de outubro CANAL SAÚDE

Destaques da Programação
Semana de 22 a 28 de outubro de 2018

Fique por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.

Bate Papo na Saúde – Segunda-feira (22), às 9h30

Plano Municipal de Saneamento Básico: acesso ao saneamento básico é um dos indicadores sociais de saúde de maior impacto na vida das pessoas. A Lei nº 11.445/2007 é considerada um marco para o setor de saneamento no Brasil e estabelece as diretrizes e princípios para a universalização do acesso a esse serviço essencial. Ela determina que toda cidade deve elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para tratar de abastecimento de água potável, esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Esses planos são importantes para organizar e permitir um bom uso dos recursos públicos na área. No entanto, segundo dados do IBGE, um quarto dos municípios brasileiros não tem e nem estão desenvolvendo uma política pública ou plano estruturado para gestão dos sistemas de saneamento básico. Para aprofundar as questões relacionadas à importância desse planejamento e discutir os dados referentes ao assunto, no próximo Bate Papo na Saúde, o apresentador Paulo Bellardi entrevista o coordenador do Laboratório da Hidrologia da COPPE-UFRJ, Paulo Canedo, e a pesquisadora titular do Departamento de Saneamento e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (DSSA/ENSP/Fiocruz), Débora Cynamon Kligerman.

Horários alternativos: Segunda – 14h; Terça – 21h; Quarta – 9h30 e 14h; Quinta – 21h; Sexta – 9h30 e 14h; Sábado – 19h30; e Domingo – 18h30.

Canal Saúde na Estrada – Segunda-feira (22), às 10h

Macaíba – RN – Projeto Barriguda: o Canal Saúde na Estrada vai para a maior comunidade Quilombola do Rio Grande do Norte, Capoeiras, próxima ao município de Macaíba. Lá é desenvolvido o projeto Barriguda, que tem o objetivo de levar atendimento pré-natal às gestantes da região. Este foi um dos seis projetos premiados na 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher e acontece desde 2015, fruto de uma parceria entre o Instituto Santos Dumont, através do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), e instituições federais de ensino. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o projeto é vinculado à disciplina Competência Cultural na Atenção à Saúde da Mulher Quilombola. Para os profissionais da saúde que participam do Barriguda, o projeto é uma oportunidade de ampliar a formação específica no atendimento às populações quilombolas.

Horários alternativos: Segunda – 14h30 e 20h; Quarta – 10h, 14h30 e 20h; Sexta – 10h e 14h30; Sábado – 17h e Domingo – 13h.

Unidiversidade – Segunda-feira (22), às 10h30

Juventude Negra e o Mercado de Trabalho: o país ainda atravessa um momento de dificuldade, com um alto índice de desemprego, que é mais grave entre os jovens. Ao mesmo tempo, pessoas negras enfrentam mais dificuldades que as brancas no mercado de trabalho, segundo avaliação do Ministério Público do Trabalho (MPT). Essas dificuldades envolvem progressão de carreira, a desigualdade de salários e o fato de que os negros estão mais vulneráveis ao assédio moral no ambiente de trabalho, apesar da proteção constitucional contra o racismo e a discriminação. E como fica a juventude negra, que se encontra duplamente entre as parcelas mais desfavorecidas, quando o assunto é mercado de trabalho? Quais os caminhos para enfrentar este desafio? É o que você vai saber no próximo Unidiversidade.

Horários alternativos: Segunda – 15h e 20h30; Quarta – 10h30, 15h e 20h30; Sexta – 10h30 e 15h; Sábado – 17h30; e Domingo – 18h.

Ligado em Saúde – Segunda-feira (22), às 11h

Tratamento de Câncer de Mama – efeitos físicos e psicológicos: ainda dentro do Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Ligado em Saúde vai falar sobre o tratamento da doença e seus efeitos físicos e psicológicos. Se com certeza não é fácil passar pelo processo, ter informação sobre o tema e falar sobre o assunto pode ajudar as pacientes a passar por este momento delicado. E é o que o Ligado em Saúde vai fazer no programa que recebe o mastologista do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e diretor do HC3, Marcelo Bello, e a psicóloga da Santa da Casa do Rio de Janeiro, Márcia Regina Costa.

Horários Alternativos: Segunda – 15h30 e 21h; Quarta – 11h, 15h30 e 21h; Sexta – 11h e 15h30; Sábado – 12h30; e Domingo – 19h30.

Em Pauta na Saúde – Segunda-feira (22), às 13h30

A estratégia global para diminuir o consumo nocivo de álcool lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS); a nova campanha da OMS voltada para a saúde mental dos adolescentes e a 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são os destaques do próximo Em Pauta na Saúde.

Horários Alternativos: Segunda – 16h30 e 19h45; Quarta – 13h, 16h30 e 19h45; Sexta – 16h30; Sábado – 14h e 19h; e Domingo – 14h e 19h.

Programa VídeoSaúde – Segunda-feira (22), às 22h30

Pedras Pretas: Itaúnas de São Benedito e São Sebastião: a Festa de São Benedito e São Sebastião, em Itaúnas (ES), é o principal momento de folclore da região. Conta a história de um povo marcado pela escravidão, tragédia ecológica e a onda de modernidade pós revolução industrial. Para além de tudo, marca o folclore como uma forma de exercício político.

Horários alternativos: Terça – 19h; Quarta – 22h30; Quinta – 19h; e Domingo – 21h30.

Ciência & Letras – Terça-feira (23), às 9h

A Poesia de Alberto Pucheu: Com oito livros de poesia e diversos ensaios publicados, Alberto Pucheu ganhou prêmios como o do Programa de Bolsas para Escritores Brasileiros, da Fundação Biblioteca Nacional, com o livro “A fronteira desguarnecida”, e o Prêmio Mário de Andrade de Ensaio Literário, também da Fundação Biblioteca Nacional, por “Pelo colorido, para além do cinzento (a literatura e seus entornos interventivos)”, e é a obra poética do  poeta, escritor e professor de Teoria Literária da UFRJ Alberto Pucheu o tema do próximo Ciência & Letras.

Horários Alternativos: Terça – 14h e 20h; Quinta – 9h, 14h e 20h; Sábado – 13h30; e Domingo – 12h30.

Sala de Convidados – Terça-feira (23), ao vivo, às 11h

Tuberculose, mobilizar para eliminar: chefes e ministros de estado se reuniram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) no mês passado para buscar um consenso sobre como eliminar a tuberculose do mundo até 2030. O encontro inédito resultou em um relatório que pede uma mobilização sem precedentes dos países para atingir essa meta, ligada ao Objetivo 3, Saúde e Bem-Estar, da Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Sala de Convidados vai abordar o tema, falar sobre como anda a situação do Brasil nesse assunto e discutir como mobilizar governo, profissionais de saúde e a população para eliminar a tuberculose.

Horários alternativos: Terça – 15h30; Quinta – 11h e 15h30; Sexta – 20h30; Sábado – 22h; e Domingo – 22h.

Confira toda a programação no site do Canal Saúde: www.canalsaude.fiocruz.br

Como assistir

Televisãocanal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690).

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Posted on 23/10/2018, in Cidade, Informativo, Saúde. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: