Feriado em Natal – Festa de Nossa Senhora da Apresentação encerra dia 21

procissao-768x512

Desde o último dia 11, a Arquidiocese de Natal vive a festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, com extensa programação, na antiga Catedral e na Catedral Metropolitana. A santa também é a padroeira da capital potiguar.

O encerramento dos festejos acontece na próxima segunda-feira, 21. A programação iniciará nos primeiros minutos do dia, na Pedra do Rosário, situada na Avenida do Contorno, na Cidade Alta, com uma vigília, conduzida pela Comunidade Shalom. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, com a imagem da padroeira, saindo do Iate Clube com destino à Pedra do Rosário, local onde, em 1753, pescadores encontraram um caixote e, dentro dele, havia uma imagem de Nossa Senhora. Na Pedra do Rosário, às 5h, será celebrada missa, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara, Padre Fábio Pinheiro. Após a missa, haverá procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), onde também será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Na Catedral Metropolitana, às 10h, haverá a missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. No final da missa, acontecerá o ritual de fechamento da Porta Santa, por ocasião do encerramento do Ano Jubilar da Misericórdia.

À tarde, às 16h, será realizada procissão, saindo da antiga Catedral, seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi, Av. Deodoro da Fonseca, culminando na Catedral Metropolitana, onde acontecerá a missa de encerramento dos festejos, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Ano Jubilar da Misericórdia
No ano de 2015, o Papa Francisco convocou um Jubileu Extraordinário com ênfase na Misericórdia. O Ano Jubilar iniciou em 8 de dezembro de 2015 e vai ser concluído neste dia 20 de novembro. Durante esse período, dioceses em todo o mundo realizaram atividades diversas, relacionadas ao tema ‘misericórdia’. Para marcar o Jubileu, nas catedrais e santuários foram abertas ‘portas santas’. Agora, neste mês, elas são fechadas simbolicamente.

Sobre o significado da Porta Santa, o Papa Francisco, no documento Misericordiae vultus, explicou: “será então uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança.”

Na Arquidiocese de Natal, além da Catedral Metropolitana, sete Santuários também abriram uma Porta Santa, por ocasião do Ano Jubilar da Misericórdia.

Arquidiocese de Natal

Posted on 20/11/2016, in Cidade, Informativo, Reflexão, Religião. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: