Cunha quebra tradição de neutralidade e vota no impeachment

cunha-quebra-tradicao-de-neutralidade-e-vota-no-impeachment_1459704634-b

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu quebrar uma tradição de neutralidade e votará na sessão plenária em que será decidido o acolhimento ou não do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Adversário declarado do governo, ele deve votar pela abertura do processo de impedimento e prepara, em encontros fechados com aliados, uma série de armadilhas para o dia da votação com o objetivo de reduzir as chances de a petista escapar de uma derrota, conforme informa a Folha de S. Paulo.

São necessários pelo menos 342 dos 513 votos para que o Senado seja autorizado a abrir o processo contra a presidente. Sob a interpretação de que não há hipótese de empate no impeachment, Cunha então, não precisa manter a neutralidade para agir em eventual desempate.

O deputado  recorrer também ao precedente de Ibsen Pinheiro, que presidiu a votação do impeachment de Fernando Collor de Mello em 1992.

A votação decisiva para a Dilma na Câmara deve ocorrer no dia 17. O domingo é visto como ideal pelo peemedebista por coincidir a votação com uma possível manifestação recorde em frente ao Congresso Nacional e permitir uma maior audiência televisiva, o que, ao seu ver, irá constranger os que querem derrotar o impeachment de Dilma.

Além da data, o deputado quer efetuar uma série de procedimentos no dia da votação a fim de dificultar a vida da presidente Dilma.

O painel eletrônico estará desligado. A votação será com chamada nominal, ao microfone, para que o deputado declare voto “sim” ou “não” ao pedido de impeachment ou se abstenha.

Cunha deverá fazer sucessivas chamadas nominais de deputados faltosos, citando o partido e o estado do congressista. O objetivo é constranger aqueles que fechem acordo com o governo para não comparecer à sessão, a falta conta a favor de Dilma, já que os pró-impeachment têm que reunir os 342 votos a favor do pedido.

O Potiguar
Anúncios

Posted on 03/04/2016, in Brasil, Curiosidade, Entretenimento, Política. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: