Igreja inicia hoje programação da padroeira de Natal

A Arquidiocese de Natal dará início aos festejos em celebração à Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital potiguar, hoje (11). A abertura da festa, cujo tema é “Mãe da Apresentação: ensina-nos a cuidar da casa comum”, contará com procissão, missa e quermesse no centro da cidade.

Alex RégisProcissão de abertura dos festejos à Nossa Senhora da Apresentação será no fim da tarde de hojeProcissão de abertura dos festejos à Nossa Senhora da Apresentação será no fim da tarde de hoje

A programação religiosa se inicia com louvores a Maria, a partir das 17h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Antiga Catedral). A procissão com bandeiras sairá de lá às 18h, em direção à Catedral Metropolitana. Homens da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) acompanharão o cortejo promovendo interdição parcial das vias percorridas. Batedores irão fechar os cruzamentos para os fiéis passarem – ao sair da Praça André de Albuquerque, o grupo segue pela av. João Pessoa até a av. Deodoro da Fonseca.

Ao fim da procissão, o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, dará uma palavra de abertura e será feito o hasteamento das bandeiras na Catedral. Também está programado um show pirotécnico para a ocasião.

A Missa Solene de abertura da Festa de Nossa Senhora da Apresentação está marcada para às 19h30 e será presidida por Dom Jaime. Após a missa, às 20h30, começará a quermesse, no pátio da Catedral Metropolitana, com barracas e shows de cantores locais.

A programação segue até o dia 21 de novembro, dia de Nossa Senhora da Apresentação e feriado em Natal. Acredita-se que pescadores tenham encontrado um caixote encalhado em uma pedra na margem direita do Rio Potengi, no dia 21 de novembro de 1753, e dentro havia uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo. Neste dia, no calendário litúrgico da Igreja Católica, é celebrada a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, por isso, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.

Uma das principais atividades religiosas da data, em Natal, é a “Missa da Pedra do Rosário”, celebrada às 5h, à beira do Rio do Potengi. O Pe. Antônio Nunes de Araújo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, será o responsável pela celebração. Antes, porém, às 3h30, ocorrerá a tradicional procissão fluvial.

Serão realizadas missas solenes às 7h30 (com o Arcebispo Emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, na Antiga Catedral) e às 10h (com o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, na Catedral Metropolitana).

Após a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, saindo da Antiga Catedral e marcada para as 16h, será celebrada a missa de encerramento da festa, às 18h, também presidida por Dom Jaime.

“Nos dias da Novena de Nossa Senhora da Apresentação, nós pediremos que o exemplo de fé da Mãe de Jesus, Mãe e Rainha da criação, sustente a nossa caminhada, faça de todos nós guardiões da natureza”, ressalta o Arcebispo Metropolitano. Durante as festividades, as novenas serão realizadas sempre às 19h (dias 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro). (TN)

Anúncios

Posted on 11/11/2015, in Cidade, Entretenimento, Informativo, Religião, RN. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: