Papa lançará primeira encíclica sobre meio ambiente esta semana

O Papa Francisco é recebido por fiéis na Praça de São Pedro - Gregorio Borgia / AP

O Papa Francisco afirmou, neste domingo, que a encíclica que prepara sobre o meio ambiente será direcionada a todos, não apenas aos católicos. O documento, que será lançado na próxima quinta-feira, será o primeiro do tipo que um pontífice dedica ao tema. Em sua bênção de domingo para milhares de pessoas na Praça de São Pedro, Francisco convidou todos a prestarem atenção à degradação ecológica que nos rodeia.

– Esta encíclica é dirigida a todos: rezemos para que todos possam receber a mensagem e aumentar a responsabilidade para com a casa comum que Deus nos deu – disse.

A expectativa é de que o texto aborde os efeitos de mudanças climáticas e se torne um imperativo moral para proteger o meio ambiente. A intervenção de Francisco poderia levar milhões de católicos no mundo a pressionarem líderes de seus países em relação a questões ambientais.

O Papa disse que quer que o documento, intitulado “Laudato Si (Louvado Seja), Sobre o cuidado do nosso lar compartilhado”, seja parte do debate a ser realizado em cúpula das Nações Unidas sobre mudanças climáticas este ano.

De acordo com agências internacionais, fontes que tiveram acesso à encíclica afirmam que o texto trata do impacto das alterações climáticas sobre as pessoas mais pobres e discute as desigualdades de riqueza, questão que vem sendo priorizada por Francisco desde o início do seu papado.

Posted on 15/06/2015, in Informativo, Internacional, Reflexão, Religião. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: