Francisco visita Bento na antevéspera do Natal

Cidade do Vaticano (AE) – O papa Francisco visitou ontem seu antecessor, o papa emérito Bento XVI, para trocarem presentes de Natal. Imagens distribuídas pelo jornal do Vaticano mostraram os dois pontífices vestidos de branco em uma sala da residência no monastério onde Bento XVI vive desde que renunciou ao papado em fevereiro. Francisco e Bento XVI também rezaram juntos em uma capela adjunta à casa, situada nos jardins do Vaticano. Esta é a primeira vez que o Vaticano divulga imagens do interior da residência do papa emérito.

observatore romano/divulgaçãoBento 16 recebe Francisco no monastério onde está enclausurado para a celebração do NatalBento 16 recebe Francisco no monastério onde está enclausurado para a celebração do Natal

A visita faz parte da programação do primeiro Natal do argentino Jorge Mario Bergoglio no comando da Igreja Católica. Em pouco mais de nove meses de papado, Francisco impôs um novo ritmo ao Vaticano, se aproximando mais do povo e condenado o estilo elitista que vinha dominando a Cúria Romana.

Depois de comemorar o aniversário com moradores de rua, de pedir desculpas pelos atos de pedofilia praticados por trás dos muros dos templos, Francisco deu mais um passo adiante. No sábado, alertou os administradores do Vaticano que o trabalho deles pode entrar em uma espiral que levaria à mediocridade, fofocas e disputas burocráticas, se eles esquecerem que sua vocação profissional é servir à Igreja.

Francisco fez os comentários durante discurso de Natal para a cúria do Vaticano. Eleito em março para reformular a antiquada e muitas vezes disfuncional administração da Igreja Católica, o novo papa já promoveu diversas mudanças na cúpula da instituição Na semana passada ele mudou o conselho consultivo da Congregação dos Bispos, o escritório que analisa todas as nomeações de bispos no mundo. O pontífice removeu o ultraconservador cardeal norte-americano Raymond Burke e o cardeal italiano também linha-dura Mauro Piacenza.

Outras mudanças estão no horizonte: nas próximas semanas Francisco vai nomear sua primeira leva de cardeais e, em fevereiro, vai presidir o terceiro encontro do seu chamado “Grupo dos Oito”, encarregado de apresentar propostas para reformular a administração da Santa Sé.

Apesar do alerta, o papa agradeceu os cardeais, bispos e padres que estavam reunidos na Capela Clementina por seu trabalho, diligência e criatividade. Fugindo do discurso preparado, ele comentou: “existem santos na Cúria!”. Mesmo assim, Francisco lembrou que os membros da cúpula da Igreja devem mostrar profissionalismo e competência, além de santidade.

“Quando falta profissionalismo, há uma lenta caminhada em direção à mediocridade. Quando a atitude não é mais aquela de servir às suas igrejas específicas e seus bispos, a estrutura da Cúria se torna uma administração pesada e burocrática, constantemente inspecionando e questionando, dificultando o trabalho do Espírito Santo e o crescimento do povo de Deus”, afirmou o papa.

Ele também alertou contra a fofoca, que domina o recluso mundo do Vaticano. Segundo o pontífice, as autoridades da Igreja precisam se opor conscientemente à fofoca. “Sejamos todos opositores conscientes, e lembrem-se que eu não estou simplesmente moralizando. A fofoca é prejudicial para as pessoas, nosso trabalho e nosso ambiente.”

Com: Tribuna do Norte

Posted on 24/12/2013, in Curiosidade, Entretenimento, Reflexão, Religião. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: