No Rio Grande do Norte Oscar Niemeyer projetou duas obras que hoje estão abandonadas

Boa parte das obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer serviu a projetos ideológicos e políticos. Niemeyer projetou o parque Ibirapuera e o Edifício Copan, ambos em São Paulo. Em 1956, com JK na presidência do Brasil, organizou o plano piloto de Brasília e foi responsável pela construção da nova capital federal.

Com traços ousados, o filho do modernismo criou o Itamaraty, o Alvorada, o Congresso, a Catedral, a Praça dos Três Poderes, entre outros prédios e monumentos.
No Rio Grande do Norte o arquiteto projetou o Presépio de Candelária e o Parque da Cidade que seguem vítimas do descaso do poder público.
news_76862_big_2011091912291270c3
O Presépio de Candelária, a mais antiga obra de Niemeyer na cidade, foi inaugurado em 2006 e custou R$ 1,7 milhão aos cofres públicos. Deveria ter lojas, lanchonetes, promover eventos e servir como ponto de cultura e lazer para a população. No entanto, o local está completamente destruído. Hoje, além de lixo e pichações, o espaço serve como abrigo para moradores de rua.
A segunda obra de Oscar Niemeyer em Natal pode ser vista de longe e de várias partes das zona Sul e Oeste da cidade. É o Parque Dom Nivaldo Monte, o Parque da Cidade, com sua torre de 45 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares. Na torre, um elevador deveria levar os visitantes a um memorial, para a exibição de fotos e vídeos que contam a história da cidade. Mas, a torre foi interditada mesmo antes de abrir. O parque custou quase R$ 22 milhões, foi inaugurado em 2008 e funcionou apenas por poucos meses. No prédio administrativo, com auditório e estrutura para receber visitantes, apenas a guarda municipal se faz presente. O cenário é de esquecimento, de descaso.

Posted on 11/12/2012, in Curiosidade, Entretenimento, Política, RN. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: