Enfermeira que foi encontrada morta após receber trote sobre Kate era indiana e tinha dois filhos

Britain Royal Pregnancy HoaxNo dia seguinte à morte de Jacintha Saldanha, que teria cometido suicídio após receber um trote de uma rádio australiana cuja locutora se passou pela rainha Elizabeth 2ª para conseguir informações sobre Kate Middleton, a imprensa britânica começou a divulgar detalhes sobre a enfermeira.

Jacintha tinha 46 anos e era mãe de Junal, um jovem de 16 anos, e Lisha, uma menina de 14. A enfermeira era da região de Mangalore, no sul da Índia. Ela morava há 10 anos na Inglaterra ao lado de seu marido, o contador Benedict Barboza, de 49 anos. Antes de se mudar para o Reino Unido, ela viveu um tempo no Oriente Médio.

O casal comprou a casa em que morava, em Westbury-on-Trym, em Bristol, em 2005. De acordo com o Daily Mail, a residência possui três quartos e vale 123 mil libras (cerca de R$ 409 mil). Vizinhos disseram que Jacintha, que vivia na casa há cerca de oito anos, era uma senhora amável e sempre muito bem arrumada.

Na suposta página do marido de Jacintha no Facebook, há uma mensagem sobre a morte da enfermeira.

— Estou devastado com a trágica perda de minha amada mulher Jacintha nessas trágicas circunstâncias. Ela irá descansar em Shirva, na Índia.

  

Reprodução/facebook.comSuposta página de Junal Barboza, filho de Jacintha, na Internet, mostra o jovem ao lado de uma colega

O filho mais velho de Jacintha também teria perfis no Facebook e no Twitter. Através das redes sociais, a imprensa descobriu que ele está se preparando para prestar o vestibular e que é fã do time de futebol inglês Arsenal.

Jacintha tirou o registro de enfermeira em 2003. Assim que se formou, ela passou a trabalhar no hospital NHS Trust. Em seguida, foi contratada pelo King Edward VII, hospital onde Kate estava internada para ser tratada por náuseas relacionadas à gravidez.

  

Reprodução/dailymail.co.ukVizinhos de Jacintha Saldanha lamentam a morte da enfermeira, que vivia no local há cerca de oito anos

Um porta-voz do King Edward VII confirmou à AFP que Jacintha Saldanha era a funcionária que havia transferido a ligação da rádio australiana 2Day FM à enfermeira do serviço onde a duquesa estava internada. Dois dias após o trote, Jacintha foi encontrada morta. A imprensa britânica fala em suicídio. De acordo com a CNN, antes do trote, Jacintha já havia tentado tirar a própria vida.

O hospital descreveu o incidente como “deplorável” e garantiu que não havia punido a enfermeira por causa do trote.

“Nossos enfermeiros são […] treinados para cuidar de pacientes, não para gerir este tipo de fraude jornalística”, declarou o diretor da instituição, John Lofthouse, não excluindo um processo contra rádio. O hospital também anunciou que Jacintha era uma “enfermeira excelente e muito respeitada e popular entre seus colegas”.

CARL COURT / AFPA enfermeira Jacintha Saldanha era funcionária do hospital King Edward VII há cerca de quatro anos

O príncipe William e sua mulher, Kate, anunciaram que estão “profundamente tristes” com a tragédia. “Suas Altezas foram maravilhosamente tratadas por toda a equipe a cada vez que estiveram no Hospital King Edward VII”, um estabelecimento que já tratou vários membros da família real, segundo um comunicado emitido pelos seus serviços.

Um porta-voz da família real também disse que o casal não prestou queixa contra o hospital por causa do trote. “Seus pensamentos e orações estão com a família de Jacintha Saldanha, seus amigos e colegas, nesse momento tão triste”.

  

REUTERS/Andrew WinningWilliam e Kate anunciaram que estão profundamente tristes com a tragédia.
Na foto, eles deixam o hospital, após Kate ser liberada pelos médicos

Um porta-voz da Scotland Yard disse que a polícia foi chamada às 9h25 da manhã de sexta-feira (7) para resgatar uma mulher que foi encontrada inconsciente. Quando a polícia londrina chegou, a mulher já estava morta. “Continuaremos investigando as circunstâncias do acidente”, disse a polícia.

A polícia britânica, enquanto aguarda os resultados da necropsia, qualificou a morte como “inexplicada”, um termo que exclui assassinato, mas não suicídio.

Entenda o trote    

Dois apresentadores de uma rádio australiana conseguiram informações sobre Kate ao telefonar para o hospital de Londres, passando-se pela rainha e pelo príncipe Charles.

De acordo com a gravação da conversa, que foi ao ar no News.com.au e reproduzida por vários meios de comunicação britânicos, a locutora Mel Greig, pediu, envelhecendo o seu timbre de voz: “Eu poderia, por favor, falar com Kate, minha netinha?”. “Sim, claro, não desligue, Madame”, respondeu a enfermeira morta.

A ligação foi colocada em espera, enquanto que Michael Christian, o outro apresentador, comentava com surpresa: “Eles estão nos transferindo? Se funcionar, será o trote mais fácil que eu já passei!”.

Uma segunda enfermeira atendeu e respondeu que Kate “dormia e que havia passado uma noite tranquila”. “Nós a reidratamos, porque ela estava desidratada quando chegou, mas agora ela está estável”, chegou a acrescentar.

Os apresentadores responsáveis pelo trote foram afastados da rádio. De acordo com um porta-voz, eles estão profundamente chocados e não querem fazer comentários sobre o assunto. Eles estão sendo atacados na Internet e tiveram que deletar suas contas no Twitter (@MelGreigHot30 e @mContheradio).

Posted on 08/12/2012, in Curiosidade, Entretenimento, Internacional. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: