População desconhece importância do dia 15 de novembro

Os feriados são sempre muito aguardados por todos, que aproveitam esses dias de ‘folga’ para se divertir, descansar e viajar. No Brasil, existem oito feriados nacionais e um deles é o de amanhã, 15 de novembro, quando é comemorado o dia da Proclamação da República, data que consolidou a história do povo brasileiro.

A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, marcando o fim da monarquia e implantando um novo regime político. O objetivo foi de possibilitar o avanço da democracia, por meio da implantação de eleições públicas para a escolha de um chefe de governo, que passou a ser o presidente da República.

De acordo com o professor de História, François Cavalcante, do Overdose Colégio e Curso, o feriado de 15 de novembro representa o início da liberdade e do direito da população de participar das decisões mais importantes do País. “Quando o Brasil deixou de ser governado por uma monarquia autoritária, instituindo-se república, o povo brasileiro passou a ter voz e apesar de a consolidação do País como república e a democracia terem acontecido gradativamente, aos poucos os brasileiros foram conquistando espaço tendo seus direitos estabelecidos e reconhecidos. A proclamação da República foi um passo importantíssimo para a democracia brasileira”, afirmou o professor François Cavalcante.

Muitos feriados foram instituídos por eventos culturais, religiosos, pagãos e históricos, mas muitos brasileiros desconhecem seu verdadeiro significado e a importância de tais acontecimentos para a formação da nação. Apesar das comemorações, poucos sabem o motivo dessa data ser instituída como feriado. O Jornal de Hoje saiu às ruas para conversar com a população e poucas pessoas sabiam o significado da data.

A autônoma Ivete Dias soube informar qual o feriado, mas afirmou não lembrar os fatos relevantes que aconteceram na data. “Sei que dia 15 de novembro é o dia da Proclamação da República, mas não me lembro ao certo o que aconteceu exatamente. Só sei que tem a ver com a democracia no País. Mesmo assim é bom ter esses feriados, vou comemorar relaxando”, afirmou Ivete Dias.

Já o vendedor ambulante Wellington Tavares não sabia o motivo do feriado. “Estou sabendo que amanhã é feriado, mas não sei de que. Nem se é nacional ou estadual. Mas vou aproveitar o dia, já que é feriado e ninguém trabalha, vou ficar mais tempo na igreja servindo a Deus”, disse.

Apesar da importância histórica de alguns feriados nacionais, o fato de ser “um dia de folga” parece ser mais importante para algumas pessoas do que os acontecimentos em si. Para o professor de História, François Cavalcante, o desconhecimento das pessoas em relação às datas históricas do País é reflexo da deficiência no sistema de educação e cultural também.

“Me impressiona o fato de tantas pessoas desconhecerem o significado por trás dos feriados nacionais, pois faz parte da história de cada um, da realidade do povo brasileiro, afinal foram esse acontecimentos que mudaram a história do nosso País. Infelizmente, isso é reflexo da deficiência da educação brasileira, pois esse contexto histórico nacional devia ser abordado com mais intensidade e freqüência, e essas datas também deveriam ter maior divulgação, não por se tratar de feriado, mas por sua história mesmo”, disse o professor.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

Como em todos os feriados, nesse dia 15 de novembro o comércio de Natal funcionará em horários diferenciados. De acordo com informações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), a abertura do comércio de rua é facultativa. No Alecrim, a maioria das lojas estarão abertas das 8h às 13h.  No Centro da Cidade, as grandes magazines abrirão em horários diferenciados. A C&A, por exemplo, funcionará das 9h às 15h, já as lojas Riachuelo das 8h às 16h e as Lojas Americanas das 9h às 16h. Na Zona Norte, a maioria das lojas estará fechada e, as demais, funcionarão até 12h.

Nas grandes redes de Supermercados, o funcionamento será normal, das 07 às 22hs. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas no dia 15 de novembro e  retornando o atendimento normalmente na sexta-feira (16).

O horário de funcionamento dos shoppings da capital também sofrerá alterações. No Shopping Midway Mall, a praça de alimentação e lazer estará aberta das 11h às 22h e as lojas, das 12h às 21h.  No Natal Shopping, os setores alimentícios funcionarão das 11h às 22h e as lojas e quiosques das 14h à 21h. A praça de alimentação do Norte Shopping abrirá das 11h30 até às 22h, já as lojas e quiosques, das 15h às 21h. No Praia Shopping,  a praça de alimentação e lazer estará aberta a partir das 11h e as lojas e quiosques, das 15h às 21h.

O transporte público em Natal também sofrerá alterações no feriado. A frota de ônibus circulando será a mesma quantidade dos domingos, com 50% fazendo as viagens. O valor da passagem será a tarifa social no valor de R$ 1,10, determinada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

O Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará, mas na sexta-feira (16), voltará ao funcionamento normal, a partir das 5h20 na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e 5h40 na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.

Posted on 15/11/2012, in Brasil, Cidadania, Entretenimento, Política, Reflexão. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: