A palavra do Bispo: Convocação aos Jovens

Durante o mês de agosto, a Igreja Católica convida os seus membros a refletir sobre vocação. Na verdade essa é uma palavra muito abrangente: desde a opção de vida que um jovem pode fazer até as decisões mais radicais que qualquer ser humano pode tomar.

Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano

Na verdade, a Igreja Católica chama a nossa atenção sobre algumas categorias: os padres, os pais, as religiosas e os catequistas. Cada domingo, uma reflexão específica ajudará o católico a aprofundar uma maneira de responder aos apelos de Deus. Nesta minha reflexão, não vou falar sobre essas vocações, mas quero chamar a nossa atenção sobre a confiança que a Igreja deposita na Juventude. É a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará no Rio de Janeiro em 2013 que nos deve encontrar preparados para apostar no potencial dos nossos jovens para renovar a Igreja e a sociedade.

A JMJ vai congregar milhões de jovens, do Brasil e de todos os cantos do mundo. O caminho que está sendo percorrido no processo preparatório guarda uma riqueza educativa de expressiva significação. A Cruz peregrina da Jornada Mundial chegou ao Brasil, em São Paulo, no mês de setembro do ano passado, passou por Caruaru, no mês de janeiro, e continua percorrendo todo o Brasil. Em cada lugar uma festa da fé, uma consolidação dos brios da juventude, uma reafirmação da melhor proposta aos jovens, aquela de firmar-se no seguimento de Jesus Cristo, o jovem de Nazaré. Um programa de vida iluminado pela convicção, como disse o Papa Bento XVI, de que “se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho, não há vida nem verdade”.

Antecedendo a JMJ, antes da chegada ao Rio de Janeiro, teremos a celebração da Semana Missionária, em todas as dioceses do Brasil, de 17 a 20 de julho de 2013, quando hospedaremos milhares e milhares de jovens peregrinos. Será a oportunidade para aproximar-se mais de Jesus Cristo, o melhor presente que qualquer pessoa pode receber. Encontrá-lo é o melhor que pode ocorrer na vida de cada um. E fazê-lo conhecido, por palavras e obras, é a mais gostosa e duradoura alegria. Quando o jovem assume Cristo como mestre, fazendo-se discípulo, aprende sobre o sentido profundo da existência e substitui o desalento pela esperança que não engana.

O Documento de Aparecida alerta para as várias situações que afetam muitos jovens significativamente, como as sequelas da pobreza, limitando o crescimento harmônico de suas vidas, gerando exclusão. Também a falta de socialização e transmissão de valores nas instituições tradicionais, substituídas por ambientes não isentos de forte carga de alienação. Não raramente, muitos jovens são presas fáceis de novas propostas religiosas e pseudo-religiosas, bem como vítimas da dizimação produzida pela dependência química.

A Jornada Mundial da juventude é a grande convocação dos jovens para uma vivência autêntica da fé, o despertar para uma participação na esfera política, equilíbrio na dinâmica de suas vidas, superação de práticas e usos abusivos. Para a Igreja Católica é uma reafirmação e o comprometimento na sua opção preferencial pelos jovens. É também oportunidade para que os governos invistam nos jovens. Para a sociedade de um modo geral, que deve participar e colaborar, a JMJ é um momento histórico para avançar em direção ao novo, necessário à própria sobrevivência. É hora da convocação aos jovens!

Do Jornal de Caruaru

 

 

 

Posted on 04/08/2012, in Brasil, Entretenimento, Reflexão, Religião. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: