Montanhas – Como entender a questão do Nepotismo?

Até que alguém possa passar pelas informações pessoais é tolerável, mas à querer não valorizar ou obedecer o que diz a Lei, realmente é um absurdo.

Ultimamente a gente ler nos blogs, nos jornais, ver na televisão, ouve até nas rádios, os maiores comentários a respeito do nepotismo, que fulano perdeu o cargo de prefeito por ter parentes na administração, o que não é permitido por Lei; que o MP tem recomendado para retirar dos quadros de funcionários de determinada Prefeitura, Governo, Câmara Legislativa, etc. pessoas com vínculo de parentesco e assim por diante.

Aqui no nosso Município a coisa tá feia, e a cada dia ficando pior,  Montanhas hoje na administração Executiva, emprega a família toda nas secretárias. Leia o que diz um leitor desse blog que de tanta indignação, nos repassa o seu sentimento:

Fontes da Educação Municipal nos informaram que está faltando Merenda Escolar nas Escolas do Municipío, isto é GRAVE, estão brincado com a coisa, que Administração é ESSA. o nosso POVO não merece isto. LAMENTÁVEL.
(povo da silva)

UTILIDADE PÚBLICA: Estrutura Admistrativa da Prefeitura Municipal de Montanhas, para você morador deste município quando precisar ser atendido pelo responsável por cada Secretaria junto ao seu respectivo TITULAR..
CHEFE DE GABINETE: Marta Maria Lopes Fonseca;
S. M. DE ADMINISTRAÇÃO: Eduardo Silva de Oliveira;
S. M. DE PLANEJAMENTO, FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO: Aldo Balduino Bispo;
S.M. TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSIST?ENCIA SOCIAL: Ana Leotina Lopes Duarte.
S.M. DE EDUCAÇÃO: Jailson Cordeiro da Silva.
S.M. DE SAÚDE: Adriana Coutinho Bispo.
S.M. DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE: S[ergio Elias da Silva.
S.M DE TURISMO,,, CULTURA, ESPORTE E LAZER: Andre Balduino Bispo.
TESOUREIRA: Leonice Albuquerque Oliveira.
(povo da silva)

Analisando e tomando como base essas informações, o que podemos dizer em relação a isto? Se você conseguir a relação de funcionários existentes na prefeitura, desde fantasmas até os de graus de parentescos, verá que uma quantidade de pessoas com esse vínculo se amontoa de uma forma tal que a folha de pagamento do Município provavelmente topa o limite ou ultrapassa as normas exigidas por Lei.

O ex-vice-prefeito e ex-vereador de Montanhas Vaval Azevedo, já solicitou por inúmeras vezes, a prestação de contas, bem como, listas de funcionários do Município, mas o que ocorre é que o Executivo faz ouvido de mercador e não tá nem ai para o bom andamento da transparência, ou apresentação de prestação de contas para a sociedade. Na realidade brincam com a coisa pública.

Só no mês de fevereiro, de 01/02 à 01/03 o Município arrecadou por volta de hum milhão e novecentos mil reais, dados fornecidos pelo Portal de Transparência clique aqui e confira. Onde foi gasto esse dinheiro? Porque a Prefeitura não tem um site que publique as despesas? Porque não se publica a relação de funcionários da prefeitura de Montanhas? Porque não apresentam para a sociedade a prestação de contas? Tudo isso as pessoas se perguntam, comentam entre si, será que “eles” pensam que as pessoas estão engolindo tudo calado? A coisa tá feia e cada vez ficando pior, precisamos dar um basta nisso.

Necessário se faz que seguimentos da sociedade, como: Igreja, Sindicato, Associações, Redes Sociais e outros meios pertinentes se juntem e busquem uma solução para um esclarecimento oportuno, sem delongas e meras fantasias teóricas, pois também é na prática onde a dialética sobrevive em harmonia.

Numa pesquisa bem simples observamos:

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é uma forma de corrupção na qual um alto funcionário público utiliza de sua posição para entregar cargos públicos a pessoas ligadas a ele por laços familiares, de forma que outras, as quais possuem uma qualificação melhor, fiquem lesadas.

A palavra “nepotismo” surgiu para expressar as relações de concessão de privilégios entre o Papa e seus familiares. No período do Renascimento, os papas e outras autoridades da Igreja Católica, por não terem filhos, protegiam seus sobrinhos, nomeando-os a cargos importantes dentro da Igreja.

É importante ressaltar que nepotismo quando fica comprovada a intenção da prática, o agente público fica sujeito à ação civil pública por ato de improbidade administrativa, o que inclui desde o ressarcimento integral do dano ao erário público até a perda da função e dos direitos políticos de três a cinco anos.”.

Portanto expressamos nossos sentimentos e avaliação de como deve ser tratado a coisa pública, cada vez que um de nós sentimo-nos prejudicados e acentuadamente ludibriados, devemos a quem de direito recorrer e notadamente haveremos de obter respostas para que enquanto povo, sejamos dignos de um futuro promissor.

Obrigado Povo da Silva, pelo comentário ao Blog Montanhas em Ação.

“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.”
(Mahatma Gandhi)

  11/03/2012    SISBB – Sistema de Informações Banco do Brasil    13:05:17

MONTANHAS – RN
FPM – FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
10.02.2012 PARCELA DE IPI 66.628,70 C
PARCELA DE IR 508.164,27 C
RETENCAO PASEP 5.747,92 D
INSS – EMPRESA 127.459,31 D
DEDUCAO SAUDE 86.218,94 D
DEDUCAO FUNDEB 114.958,59 D
TOTAL: 240.408,21 C
16.02.2012 PARCELA DE IPI 1.456,93 C
PARCELA DE IR 5.043,28 C
RETENCAO PASEP 64,99 D
DEDUCAO SAUDE 975,02 D
DEDUCAO FUNDEB 1.300,03 D
TOTAL: 4.160,17 C
17.02.2012 PARCELA DE IPI 20.576,83 C
PARCELA DE IR 34.814,62 C
RETENCAO PASEP 553,90 D
DEDUCAO SAUDE 8.308,71 D
DEDUCAO FUNDEB 11.078,28 D
TOTAL: 35.450,56 C
29.02.2012 PARCELA DE IPI 11.618,01 C
PARCELA DE IR 165.412,39 C
RETENCAO PASEP 1.770,30 D
DEDUCAO SAUDE 26.554,55 D
DEDUCAO FUNDEB 35.406,07 D
TOTAL: 113.299,48 C
09.03.2012 PARCELA DE IPI 54.138,00 C
PARCELA DE IR 234.337,49 C
RETENCAO PASEP 2.884,75 D
INSS – EMPRESA 91.107,86 D
DEDUCAO SAUDE 43.271,32 D
DEDUCAO FUNDEB 57.695,09 D
TOTAL: 93.516,47 C
TOTAIS PARCELA DE IPI 154.418,47 C
PARCELA DE IR 947.772,05 C
RETENCAO PASEP 11.021,86 D
INSS – EMPRESA 218.567,17 D
DEDUCAO SAUDE 165.328,54 D
DEDUCAO FUNDEB 220.438,06 D
DEBITO FUNDO 615.355,63 D
CREDITO FUNDO 1.102.190,52 C
FEP – FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
22.02.2012 COTA-PARTE 10.083,10 C
RETENCAO PASEP 100,83 D
TOTAL: 9.982,27 C
TOTAIS COTA-PARTE 10.083,10 C
RETENCAO PASEP 100,83 D
DEBITO FUNDO 100,83 D
CREDITO FUNDO 10.083,10 C
ICMS – DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
29.02.2012 COTA MENSAL 223,47 C
RETENCAO PASEP 1,78 D
DEDUCAO SAUDE 33,52 D
DEDUCAO FUNDEB 44,69 D
TOTAL: 143,48 C
TOTAIS COTA MENSAL 223,47 C
RETENCAO PASEP 1,78 D
DEDUCAO SAUDE 33,52 D
DEDUCAO FUNDEB 44,69 D
DEBITO FUNDO 79,99 D
CREDITO FUNDO 223,47 C
ITR – IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
15.02.2012 RETENCAO PASEP 0,36 D
DEDUCAO SAUDE 6,83 D
DEDUCAO FUNDEB 9,11 D
ITR-NAO CONVEN 45,57 C
TOTAL: 29,27 C
TOTAIS RETENCAO PASEP 0,36 D
DEDUCAO SAUDE 6,83 D
DEDUCAO FUNDEB 9,11 D
ITR-NAO CONVEN 45,57 C
DEBITO FUNDO 16,30 D
CREDITO FUNDO 45,57 C
ICS – ICMS ESTADUAL
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
07.02.2012 COTA-PARTE 5.730,99 C
DEDUCAO SAUDE 859,64 D
DEDUCAO FUNDEB 1.146,19 D
TOTAL: 3.725,16 C
14.02.2012 COTA-PARTE 11.992,72 C
DEDUCAO SAUDE 1.798,90 D
DEDUCAO FUNDEB 2.398,54 D
TOTAL: 7.795,28 C
23.02.2012 COTA-PARTE 64.635,19 C
DEDUCAO SAUDE 9.695,27 D
DEDUCAO FUNDEB 12.927,03 D
TOTAL: 42.012,89 C
28.02.2012 COTA-PARTE 3.597,78 C
DEDUCAO SAUDE 539,66 D
DEDUCAO FUNDEB 719,55 D
TOTAL: 2.338,57 C
06.03.2012 COTA-PARTE 17.736,29 C
DEDUCAO SAUDE 2.660,44 D
DEDUCAO FUNDEB 3.547,25 D
TOTAL: 11.528,60 C
TOTAIS COTA-PARTE 103.692,97 C
DEDUCAO SAUDE 15.553,91 D
DEDUCAO FUNDEB 20.738,56 D
DEBITO FUNDO 36.292,47 D
CREDITO FUNDO 103.692,97 C
FUS – FUNDO SAUDE
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
07.02.2012 REF.ICMS ESTADO 859,64 C
10.02.2012 ORIGEM FPM 86.218,94 C
ORIGEM IPM 11,78 C
TOTAL: 86.230,72 C
14.02.2012 REF.ICMS ESTADO 1.798,90 C
15.02.2012 ORIGEM ITR 6,83 C
16.02.2012 ORIGEM FPM 975,02 C
ORIGEM IPM 0,25 C
TOTAL: 975,27 C
17.02.2012 ORIGEM FPM 8.308,71 C
ORIGEM IPM 3,63 C
TOTAL: 8.312,34 C
23.02.2012 REF.ICMS ESTADO 9.695,27 C
28.02.2012 REF.ICMS ESTADO 539,66 C
29.02.2012 ORIGEM FPM 26.554,55 C
REF. LEI 87/96 33,52 C
ORIGEM IPM 2,05 C
TOTAL: 26.590,12 C
06.03.2012 REF.ICMS ESTADO 2.660,44 C
09.03.2012 ORIGEM FPM 43.271,32 C
ORIGEM IPM 9,57 C
TOTAL: 43.280,89 C
TOTAIS ORIGEM FPM 165.328,54 C
REF. LEI 87/96 33,52 C
REF.ICMS ESTADO 15.553,91 C
ORIGEM ITR 6,83 C
ORIGEM IPM 27,28 C
DEBITO FUNDO 0,00 D
CREDITO FUNDO 180.950,08 C
IPM – IPI EXPORTACAO – COTA MUNICIPIO
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
10.02.2012 DEDUCAO SAUDE 11,78 D
IPM IPI-MUNIC 62,84 C
TOTAL: 51,06 C
16.02.2012 DEDUCAO SAUDE 0,25 D
IPM IPI-MUNIC 1,37 C
TOTAL: 1,12 C
17.02.2012 DEDUCAO SAUDE 3,63 D
IPM IPI-MUNIC 19,41 C
TOTAL: 15,78 C
29.02.2012 DEDUCAO SAUDE 2,05 D
IPM IPI-MUNIC 10,96 C
TOTAL: 8,91 C
09.03.2012 DEDUCAO SAUDE 9,57 D
IPM IPI-MUNIC 51,06 C
TOTAL: 41,49 C
TOTAIS DEDUCAO SAUDE 27,28 D
IPM IPI-MUNIC 145,64 C
DEBITO FUNDO 27,28 D
CREDITO FUNDO 145,64 C
FUNDEB – FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
01.02.2012 ORIGEM IPVA 767,72 C
ORIGEM ITCMD 71,68 C
ORIGEM ICMS EST 26.264,70 C
TOTAL: 27.104,10 C
07.02.2012 ORIGEM ICMS EST 1.998,44 C
08.02.2012 ORIGEM IPVA 1.055,96 C
ORIGEM ITCMD 317,62 C
ORIGEM ICMS EST 5.995,34 C
TOTAL: 7.368,92 C
10.02.2012 ORIGEM IPI-EXP 110,66 C
ORIGEM FPE 102.658,68 C
ORIGEM FPM 64.773,39 C
TOTAL: 167.542,73 C
14.02.2012 ORIGEM ICMS EST 4.181,96 C
15.02.2012 ORIGEM ITR 17,42 C
ORIGEM IPVA 1.369,72 C
ORIGEM ITCMD 72,68 C
ORIGEM ICMS EST 12.545,90 C
TOTAL: 14.005,72 C
16.02.2012 ORIGEM IPI-EXP 2,42 C
ORIGEM FPE 1.160,94 C
ORIGEM FPM 732,51 C
TOTAL: 1.895,87 C
17.02.2012 ORIGEM ITR 4,21 C
ORIGEM IPI-EXP 34,18 C
ORIGEM FPE 9.892,98 C
ORIGEM FPM 6.242,06 C
TOTAL: 16.173,43 C
23.02.2012 ORIGEM ICMS EST 22.538,85 C
24.02.2012 ORIGEM IPVA 1.775,88 C
ORIGEM ITCMD 302,50 C
ORIGEM ICMS EST 67.616,57 C
TOTAL: 69.694,95 C
28.02.2012 ORIGEM ICMS EST 1.254,58 C
29.02.2012 ORIGEM ITR 1,87 C
ORIGEM IPVA 1.552,22 C
ORIGEM ITCMD 28,46 C
ORIGEM IPI-EXP 19,30 C
ORIGEM ICMS EST 3.763,74 C
ORIGEM FPE 31.617,83 C
ORIGEM FPM 19.949,55 C
ORIGEM LEI87/96 311,71 C
TOTAL: 57.244,68 C
06.03.2012 ORIGEM ICMS EST 6.184,80 C
07.03.2012 ORIGEM IPVA 2.067,42 C
ORIGEM ITCMD 156,40 C
ORIGEM ICMS EST 18.554,39 C
TOTAL: 20.778,21 C
09.03.2012 ORIGEM IPI-EXP 89,92 C
ORIGEM FPE 51.522,05 C
ORIGEM FPM 32.508,29 C
TOTAL: 84.120,26 C
TOTAIS ORIGEM ITR 23,50 C
ORIGEM IPVA 8.588,92 C
ORIGEM ITCMD 949,34 C
ORIGEM IPI-EXP 256,48 C
ORIGEM ICMS EST 134.740,64 C
ORIGEM ICMS EST 36.158,63 C
ORIGEM FPE 196.852,48 C
ORIGEM FPM 124.205,80 C
ORIGEM LEI87/96 311,71 C
DEBITO FUNDO 0,00 D
CREDITO FUNDO 502.087,50 C
SNA – SIMPLES NACIONAL
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
02.02.2012 SIMPLES NACION. 10,89 C
06.02.2012 SIMPLES NACION. 5,23 C
09.02.2012 SIMPLES NACION. 96,76 C
22.02.2012 SIMPLES NACION. 5,00 C
23.02.2012 SIMPLES NACION. 10,00 C
24.02.2012 SIMPLES NACION. 20,00 C
27.02.2012 SIMPLES NACION. 5,02 C
01.03.2012 SIMPLES NACION. 5,10 C
TOTAIS SIMPLES NACION. 158,00 C
DEBITO FUNDO 0,00 D
CREDITO FUNDO 158,00 C
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO
DEBITO BENEF. 651.872,50 D
CREDITO BENEF. 1.899.576,85 C

Posted on 11/03/2012, in Cidadania, Cidade, Informativo, Montanhas, Política, RN. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. helio barbosa da silva

    o engraçado é que ninguem tem coragem de denunciar essa falta de vergonha dessa senhora que administra nossa cidade.onde estão as pessoas de coragem dessa cidade ha se eu estivesse ja teria acabado com essa farra gente tem o ministerio publico para que?é por isso que essa não faz pelo nosso municipio .pelo amor de deus isso nos entristece por que não muda nada .enquanto essas pessoas sem preparo algum para administrar nem um bar vai sempre assim,as pessoas inteligentes que tem ai não querem responsabilidade com a nossa cidade nem com nossa gente querem mamar na boa vaca,que é a prefeitura.acordem meus conterraneos vamos da o troco á essa gente chega deles renovem coloquem gente comprometido com os interesses da nossa cidade um abraço há todos em breve estarei ai .

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