Luz vista no céu na véspera de Natal intriga alemães

Um facho de luz no céu noturno causou sensação em muitas regiões da Alemanha na noite deste sábado (24/12), véspera de Natal, por trazer à lembrança a Estrela de Belém, que, segundo a mitologia cristã, guiou os três reis magos até o local onde nasceu Jesus.

Os astrônomos apontam uma possível origem para o fenômeno. “A provável explicação é que se trate de um meteorito, mas isso não está confirmado”, comentou Andreas Schütz, porta-voz do Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla original), à agência de notícias DPA.

Segundo ele, também não está descartado que se trate de lixo espacial. O site Spiegel Online, que cita o próprio DLR e outros cientistas, afirma que o mais provável é que se trate de uma parte do foguete russo Soyuz lançado na quarta-feira. Uma parte do foguete, usado no lançamento das aeronaves Soyuz, se desprende automaticamente a partir de uma determinada altura, caindo de volta na Terra.

O fenômeno foi observado da Holanda até o sul da Alemanha. Nos estados alemães da Turíngia, Hessen e Renânia do Norte-Vestfália, muitos pessoas ligaram para emissoras de rádio para relatar o que haviam visto. Testemunhas disseram que, por volta das 17h30 (horário local), avistaram no céu um ponto luminoso com uma longa cauda.

As autoridades da Turíngia confirmaram a ocorrência do fenômeno, acrescentando que ele também pode ser observado em outros estados. Vários registros podem ser vistos na plataforma de vídeos YouTube, como o que está no link externo abaixo.

Deutsche Welle
Imagem ilustrativa

Posted on 26/12/2011, in Cultura, Internacional. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: