CONCURSO – UFRN abre 51 novas vagas para professor JÁ PARA 1º SEMESTRE DE 2012

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está oferecendo 51 vagas para o corpo docente, que serão preenchidas em 2012. Os Editais 16 e 17 de 2011 informam que as inscrições poderão ser realizadas até o dia 02 de dezembro para professor de 3º grau nas classes Auxiliar, Assistente e Adjunto, e até o dia 9 de dezembro para professor de 3º grau na classe Titular. Atualmente dos 1.918 professores efetivos que estão na instituição, 70% possuem doutorado.

“O concurso acontecerá em fevereiro e março do próximo ano, logo seja finalizado será feita a nomeação para que os professores já possam iniciar as aulas ainda no primeiro semestre de 2012. Com base no Edital, os professores atuarão no ensino da graduação, na pesquisa e no projeto de extensão”, explicou a Pró-Reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mirian Dantas dos Santos.

De acordo com a Reitoria de Recursos  Humanos o certame da UFRN para 2012, será composto de prova escrita, prova didática e prova de títulos, somado a essas o memorial, que é a apresentação do projeto de atualização dos professores. “As  provas escritas e didáticas são eliminatórias e a prova de título é classificatória”, completou Mirian Dantas dos Santos.

O Departamento de Comunicação Social da UFRN é o exemplo da estrutura que a instituição pretende manter e/ou até melhorar. Dos 30 professores efetivos, 22 são professores Doutores, sete possuem Mestrado (destes, dois estão concluindo o Doutorado) e um possui Graduação. A Professora Doutora Kênia Maia descreve a importância de o professor possuir Doutorado na hora de ministrar as aulas. “Muitos vêm para o Doutorado com prática profissional, mas o Doutorado por si só já faz com que o profissional não seja apenas um mero reprodutor de um conhecimento e de uma prática profissional. Após a conclusão de um Doutorado você consegue com mais facilidade questionar e até criar algo, como inovar nas aulas, fazer surgir novas formas do conhecimento”, expressou Kênia Maia.

Kênia Maia é professora das disciplinas de Teorias da Comunicação e de Ética Jornalística. A professora, que concluiu o Doutorado em 2003 na Universidade de Metz, na França, lembra que quando chegou na UFRN em 2004, a instituição tinha apenas 5 professores doutores na área de comunicação. “Na área da Comunicação é natural que os profissionais sejam levados para o mercado de trabalho, já que essa é uma área muito atrativa. Esse é um passo muito natural na carreira. Mas depois de um certo tempo esses profissionais procuram fazer um Mestrado e um Doutorado porque percebe-se que não dá para ficar apenas em uma fórmula”, explicou a professora. “Isso varia muito de área. Há áreas mais difíceis como Química, Física, Filosofia, que se você não é Doutor você passa a ser um professor de segundo grau. O Mestrado e o Doutorado é uma passo natural na carreira”, completou.

Uma das referências para a a UFRN possuir grande parte do corpo docente de professores Doutores está também ligado à importância do surgimento de novas áreas de ensino na instituição, como a criação da Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos da Mídia, criado em 2008. O último concurso realizado na UFRN foi em junho deste ano e segundo Mirian Dantas, estão previstos outros concursos públicos para atender a crescente demanda da Instituição para o corpo docente. “A UFRN tem autonomia para fazer a reposição do quadro docente e a cada ano teremos pelo menos um concurso”, acrescentou a Pró-Reitora.

Bate-papo

Mirian Dantas dos Santos, pró-reitora de Recursos Humanos da UFRN

A UFRN está oferecendo nove vagas para professor de 3º grau na classe Titular, e 42 vagas para professor de 3º grau nas classes Auxiliar, Assistente e Adjunto. Esse número representa toda a necessidade da instituição atualmente?

A disponibilidade de vagas acontece de acordo com a movimentação do pessoal do departamento ou de algum projeto estratégico do processo de expansão. Em um determinado momento podemos ter um edital em determinada área  que tenha duas ou três vagas em razão da movimentação do pessoal ou pode ter um momento que essa área não tenha nenhuma vaga.

Essas vagas surgiram de acordo com o crescimento dos departamentos ou serão para cobrir as vagas disponibilizadas com aposentadorias?

Nós temos vagas de duas origens, uma ainda é do Projeto Reuni, projeto de expansão da Universidade e outra vagas são para reposição do quadro, como aposentadoria.

O que é o Reuni?

O Reuni é um Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do país. A aprovação do Plano de Reestruturação e Expansão da UFRN para o período 2008-2012, encaminhado ao Ministério da Educação – MEC, já está em fase de execução. O projeto prevê R$ 64 milhões para custeio com manutenção, pessoal, funções gratificadas e cargos de direção e, ainda, investimento de R$ 81 milhões em novas obras, recuperações e equipamentos, além da contratação de 344 novos professores e 447 servidores técnico-administrativos.

A maioria das vagas disponibilizadas para professor exige que o candidato possua Doutorado. Isso já faz parte de uma adequação, visando uma melhoria no Índicie Geral de Cursos (IGC) para os próximos anos?

Essa já é uma política da instituição, temos uma política forte de desenvolvimento de pessoal e nesse quesito a universidade está bem. O requisito do MEC é que as instituições tenham 20% de professores Doutores e a UFRN tem em torno de 70%. Aqui na UFRN há sem dúvida um esforço de todas as áreas na questão da formação e desenvolvimento das pessoas que compõem o quadro da universidade.

Posted on 29/11/2011, in Cidade, Concursos, Educação, RN. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: