Professor suspeito de vazar questões do Enem não vai ao depoimento

Ministério da Educação garante que vai recorrer da anulação das questões pela Justiça

POR ANGÉLICA FERNANDES
O Dia Online

Rio – O professor suspeito do vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deveria depor nesta terça-feira, mas não compareceu à Polícia Federal do Ceará, alegando problemas de saúde. O Ministério da Educação (MEC) garantiu que vai recorrer da anulação das questões. Para o MEC, a decisão foi desproporcional, e o objetivo é reaplicar a prova para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, que tiveram acesso às questões antes do exame.

Jovens protestam contra vazamento e anulação de 13 questões do Enem. Grabrielle (3ª da esq. para dir.) acertou as 13: ‘Meu mérito foi em vão’ | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia

Em entrevista ao programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura, o ministro da Educação,Fernando Haddad, disse que a ordem judicial afeta “desnecessariamente 99,9% das pessoas que não têm nada a ver com o que aconteceu”. “Torço para que só o Christus responda pelo erro. Se não, o Enem perderá de vez a credibilidade”, defende Lucas Pereira, 17.

Estudantes que fizeram o Enem de olho em cursos de ciências exatas da UFRJ, como engenharia, por exemplo, foram os mais prejudicados pelo vazamento e consequente anulação de 13 questões até agora. Isso porque a universidade atribuiu peso 4 às provas de Matemática e Ciências da Natureza para quem pretende uma vaga nos cursos para formar engenheiros. E das questões anuladas, 9 são dessas disciplinas.

Gabrielle Nigromonte, 17 anos, é o retrato dessa situação. Ela sonha passar para Engenharia Química na federal e acertou todas as 13 anuladas. Depois de conferir o gabarito, foi da euforia à decepção. “Os que erraram essas questões vão concorrer comigo agora. O mérito que tive em acertá-las foi em vão”, lamenta.

Raquel Pains, 17, que quer cursar Engenharia Civil, se revoltou. “Foi muito desrespeito com quem estudou o ano todo”, disse ela, que estará entre os 7 mil cariocas que já confirmaram presença no protesto contra o Enem, no dia 13 na Praia de Copacabana. No mesmo dia, haverá manifestações em Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza.

Posted on 02/11/2011, in Cidade, Concursos, Educação, Política. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Os comentários estão fechados.