Concurso para PM e CB da Paraíba

A Polícia Militar da Paraíba está com concurso aberto para o Curso de Formação de Oficiais 2012 e do Corpo de Bombeiros. São 5o vagas, sendo 35 para o Quadro de Oficiais Combatentes (QOC – 30 vagas para o sexo masculino e cinco vagas para o sexo feminino) e as outras 15 para o Quadro de Oficiais Bombeiros Militar (QOBM). Dessas, 11 são destinadas ao sexo masculino e quatro para o feminino.

O concurso terá três fases, sendo a primeira o exame intelectual com provas escritas através do PSS – 2012 da Coperve/UFPB. A segunda fase são os exames complementares (psicológico, de saúde e aptidão física) e a terceira etapa, a avaliação social (quando é averiguada a idoneidade moral e conduta pregressa do candidato). As duas últimas fases do concurso são de responsabilidade da Polícia Militar.

No período de 15 a 28 deste mês, os candidatos se inscreverão aos exames complementares, de responsabilidade da Polícia Militar. Essa inscrição deve ser feita via internet no site www.pm.pb.gov.br. O candidato pagará taxa de R$ 50,00, a exceção de doadores de sangue na Rede Hospitalar Pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que estão isentos dessa taxa.

A inscrição para o PSS, de responsabilidade da Comissão Permanente do Concurso Vestibular da Universidade Federal da Paraíba, será feita pelo site www.coperve.ufpb.br, desta terça-feira (9) até o dia 28 deste mês.

O edital do concurso para Oficiais da PM e Bombeiros Militar foi publicado no Diário Oficial da última terça-feira (9), nas páginas 20 a 26, onde as pessoas interessadas terão acesso a todas as informações sobre o certame. O edital também estará disponível no site da PM  e da Coperve/UFPB

Os aprovados para o Curso de Formação de Oficiais 2012 e do Corpo de Bombeiros Militares terão formação de três anos no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, situado no bairro de Mangabeira VII, em João Pessoa. A Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, que integra o Centro de Educação da PM, é uma instituição de Ensino Superior, credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação.

Quando matriculados, os concursados são incluídos, respectivamente, na Policia Militar ou no Corpo de Bombeiros, na graduação de praça especial, como cadete do 1º ano do CFO PM ou BM.

Concluído o curso, o cadete será declarado aspirante a oficial. Após um estágio mínimo de seis meses o cadete torna-se 2º tenente PM ou BM, conforme sua opção no concurso, começando assim a carreira militar. Com o passar dos anos ele chegará a ser 1º tenente, capitão, major, tenente-coronel e chegando ao último posto, coronel.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM/PB

Posted on 14/08/2011, in Cidade, Cultura, Polícia. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: