Umas e outras do Hino Nacional

Cantar o Hino Nacional do Brasil, desde os primeiros acordes, já é uma emoção sentida à flor da pele. Mas, como vimos ontem, destacando o termo “lábaro”, há uma série de outras palavras que muitos fazem de conta que estão sabendo o que estão cantando. É ou não é?

Logo na 1ª estrofe, destacam-se  três expressões não muito comuns: PLÁCIDAS, RETUMBANTE e FÚLGIDOS. Você já as conhece? Domina esses termos e se emociona ao cantar, exatamente por compreender o que significam?

Bem, se as margens do riacho Ipiranga foram caracterizadas como PLÁCIDAS, então é bom saber que suas águas eram tranquilas, serenas ou calmas.

Se o brado, que significa GRITO, foi RETUMBANTE, significa que foi um grito muito alto, forte e marcante. O chamado GRITO DO IPIRANGA, tão conhecido.

Agora, considerando que o sol era da “Liberdade” e brilhava, então os seus raios eram FÚLGIDOS, isto é, brilhantes, refulgentes, de muita luz e muito significativos.

Ainda na sequência dos outros versos, noutros momentos do Hino, encontramos o termo PENHOR que é garantia ou penhora; ou seja, se a garantia/PENHOR dessa Igualdade nós conseguimos com braço forte, o nosso peito desafia a própria morte, entende?

E, “… do que a terra mais GARRIDA teus risonhos lindos campos têm mais flores…” ? Você conhece o termo GARRIDA?

Esse termo equivale a elegante, bela, diferenciada pela beleza e pelo encanto. Isso sugere que os campos do Brasil são mais belos do que os campos da terra mais bela que possa existir. Ou seja, o Hino coloca nossas belezas naturais acima de tudo que há de belo em qualquer outra terra. Então, é bom cuidar de tudo isso, não?!!

É isso aí, pessoal! Vamos nos emocionar sabendo o que estamos cantando. Vivamos o Hino Nacional!!!

 Do TN

Posted on 04/08/2011, in Brasil, Cultura, Entretenimento. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: