SORTEIO DA COPA: Itália tem o maior desafio da Europa

Getty Images

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) – Se por um lado o sorteio para as Eliminatórias da Copa do Mundo pouco interessa para a América do Sul, para a Europa é praticamente um evento obrigatório. Na tarde desse sábado (30), quem esteve na bela Marina da Glória, na Zona Sul do Rio, na enorme estrutura montada especialmente para o chaveamento, viu o continente ficar fervoroso com alguns confrontos que prometem movimentar a disputa. Em crise desde a edição de 2010 do torneio, quando caiu ainda na primeira fase, a Itália precisa abrir o olho mais uma vez se não quiser um vexame pior ainda: o de nem entrar no Mundial.

GRUPO A: Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales

Grupo equilibrado, sem nenhuma seleção de ponta. Tirando a Macedônia, todas as nações estão no páreo, até mesmo o País da Gales, um pouco mais distante. Croácia, Sérvia e Bélgica devem lutar ponto a ponto pelo 1ª lugar. Escócia corre por fora.

GRUPO B: Itália, Dinamarca, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta

Sem dúvida, a chave mais perigosa. A Itália, campeã do mundo em 2006, vem tendo problemas no processo de renovação. Além disso, Dinamarca e República Tcheca possuem equipes de alto nível, com jogadores atuando nos principais clubes europeus. A Bulgária tenta ser a zebra, com Armênia e Malta com poucas pretensões.

GRUPO C: Alemanha, Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe e Cazaquistão

A poderosa Alemanha não deve ter problemas para garantir a vaga direta, assim como a Suécia deve tentar a repescagem. A única que pode tentar fazer uma graça é a Irlanda, cujo futebol decaiu bastante nos últimos 13 anos.

GRUPO D: Holanda, Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra

Depois de levar um susto em 2002, quando não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão, a Holanda aprendeu a lição. Na última edição do torneio, além de ficar com o vice-campeonato, ainda terminou as Eliminatórias com a melhor campanha do continente. A única pedra no sapato pode ser a Turquia, do experiente técnico Guus Hiddink. Se nada der errado, as duas passam adiante – uma vem para o Brasil diretamente e a outra depois da repescagem.

GRUPO E: Noruega, Eslovênia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia

Outro grupo de difícil previsão. Noruega, Eslovênia e Suíça possuem praticamente o mesmo nível. Qualquer erro será fatal para uma delas, que nem para a repescagem vai. As demais não têm a menor chance.

GRUPO F: Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo

Dessa vez, nossos descobridores deram sorte. A equipe de Cristiano Ronaldo tem o caminho livre para a classificação direta. Já a Rússia deve ter que depender da repescagem para não ficar fora do torneio pela segunda edição seguida.

GRUPO G: Grécia, Eslováquia, Bosnia-Herzegovina, Lituânia, Letônia e Liechteinstein

Os gregos andam com sorte nas Eliminatórias. Cabeça de chave, vê no retrovisor a Eslováquia. Lituânia tenta aprontar.

GRUPO H: Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polônia, Moldávia e San Marino

Inglaterra domina todas as previsões com sobras. Ucrânia e Polônia duelam pela chance na repescagem.

GRUPO I: Espanha, França, Bielorrússia, Geórgia e Finlândia

De novidade apenas o embate histórico entre duas campeãs recentes: Espanha e França. Em um grupo curto, as duas devem ter duelos intensos para definir quem vai precisar da segunda chance. Não foi dessa vez que Bielorrússia, Geórgia e Finlândia puderam vir ao Brasil jogar futebol.

Posted on 31/07/2011, in Brasil, Cultura, Esporte. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: